partilha de ficheiros

jrijo

partilha de ficheiros
Bom dia a todos. Estive a colocar 2 Pcs em rede (que não são meus) o
primeiro tem XP, o segundo tem Vista (é um portátil e rede wireless via
router ligado ao PC c/ XP). Tal como é pretendido no segundo já vejo o
primeiro mas não vejo a pasta "Documentos partilhados" do XP.
Porque não tive tempo para tentar outras coisas e amanhã tenho que concluir
a operação venho pedir a v/ ajuda.
Numa rede XP- XP é criada automaticamente a pasta "Documentos p", correcto?
No Vista é diferente? será boa ideia renomear a pasta "documentos
partilhados" para "documentos p". Foi o meu primeiro contacto com o Vista
daí a minha dificuldade. Qualquer ajuda agradeço. Obrigado

Paulo Sérgio Vansen de Sousa

Re: partilha de ficheiros
Olá, jrijo !

Bem, selecione a pasta " Documentos Partilhados ", clique com a tecla
direita do mouse (ou esquerda, dependendo se você é canhoto), clique em
Propriedades ou na opção Compartilhamento, e defina a pasta ou arquivo como
compartilhado. Outra coisa, defina os dois computadores com o mesmo nome de
Grupo de Trabalho. Ou seja, se o primeiro PC você chamou de " casa " ou "
escritório ", defina o Grupo de Trabalho do segundo PC ou Notebook com o
mesmo nome. Veja que não é Nome de Domínio, mas Grupo de Trabalho.

Outra opção ainda, defina os endereços IPs dos dois computadores para
192.168.0.1 e 192.168.0.2, isto também poderá ajudar. Não é preciso renomear
nenhuma pasta compartilhada, ao menos se essa for de seu interesse ou do seu
cliente. O importante é que os dois PCs se enxerguem e vejam a(s) mesma(s)
pasta(s) compartilhadas. Se você escolher a configuração por Nome de
Domínio, então um dos computadores deverá ser preparado como Servidor, acho
que não é o seu caso.

Olha, ao ter compartilhado a pasta " Documentos Partilhados " no PC XP, e
for feito o que sugeri acima, o Vista vai enxergar tal pasta, conforme
explicado acima.

Se você quer compartilhar uma pasta do segundo PC ou Notebook, então você
precisa fazer o compartilhamento da pasta desejada Neste Notebook ou segundo
PC. Se você não autorizar o compartilhamento da respectiva pasta, o primeiro
PC não vai enxergar o compartilhado do segundo.

Olha, não renomeie nada se não for extritamente necessário. Veja:

1 - Se compartilhar a referida pasta no XP, o Vista vai enxergar normalmente
somente o que for compartilhado;
2 - Se compartilhar outra referida pasta no Vista, o XP vai enxergar
normalmente somente o que for compartilhado.

No Vista, você deve seguir o seguinte caminho: vá em Iniciar, aponte para
Computador, com a tecla direita do mouse clique, clique no menu em contexto
em Propriedades. Na janela que se abrir veja Alterar configurações em Nome
de computador, domínio e configurações de grupo de trabalho. Aqui você
deverá alterar os dados do Grupo de Trabalho ou Domínio, e o Nome do
Computador.

No XP, você tem que acessar as Propriedades do Computador ou Meu computador.

Paulo Sérgio

"jrijo" <jorgemarijo@netcabo.pt> escreveu na mensagem
> [...]
> "documentos partilhados" para "documentos p". Foi o meu primeiro contacto
> com o Vista daí a minha dificuldade. Qualquer ajuda agradeço. Obrigado

Assunto resolvido. Os meus agradecimentos. Jrijo