Instabilidade

Rolando

Instabilidade
Olá a todos.
Caros amigos, apelo à vossa sabedoria conjunta, porque a minha... não vai
lá.

O problema é o seguinte:
Às vezes o explorador, ou um programa, ou a barra de tarefas bloqueia e não
mais dá sinal de vida.
Eu dou um exemplo:
Se eu quiser copiar ficheiros de uma pasta para outra, o que faço é arrastar
os ficheiros de uma janela para a outra. Se correr bem, os ficheiros são
copiados e não há problema nenhum. O problema é que pode não correr bem
(digamos que estou entregue à "sorte") e o que acontece é que "de repente" o
processo (da cópia) deixa de responder, e/ou uma (ou as duas) das janelas
deixa(m) de funcionar. Continuam visíveis, mas pura e simplesmente não
respondem. Não consigo cancelar o processo. Não consigo fechar a(s)
janela(s) (através do botão "x", nem com "alt + F4", nem com "ctrl + alt +
del"...
Todo o computador continua a funcionar normalmente e sem "delays". Consigo
abrir programas, outras janelas, navegar na internet, falar no Msn, skype,
etc (embora, nem sempre)...
Embora este comportamento esteja a ser bastante recorrente, parece-me muito
aleatório, porque tanto pode acontecer a trabalhar no excel, como a abrir
uma pasta, como a copiar um ficheiro, como a mexer na barra de tarefas...
mas só acontece de vez em quando.

Os sintomas começaram quando tentei fazer a reinstalação de um programa. A
reinstalação não foi possível porque o programa já estava instalado (embora
mal). Tentei então desinstalar o programa, o que me deu um erro e reverteu.
Tentei alterar, mas não consegui (Erro). Até que numa "reversão" da
desinstalação carreguei no botão "on/off" para cortar a corrente e foi
quando tudo começou. O windows ficou instável.

Já tentei:
sfc /scannow
bcdedit.exe /set {current} nx AlwaysOff - Não notei alteração e
continua a acontecer.
Chkdsk /f - Não encontrou erros
Restaurar o sistema para uma data anterior - Não resolveu.

Já corri Anticoisas: avast e Norton Security Scan, Superantispyware e
malwarebytes, hijackthis, CWShredder, MVregclean, Ccleaner.
(Supostamente o PC está limpinho e não deve ser devido a "wares" ou vírus)

Tentei substituir o "explorer.exe" por um outro de um outro "Vista", mas não
consegui, porque está protegido. Tentei em modo de segurança e continua
protegido. Tentei retirar as protecções, mas não tenho permissões (embora
seja o administrador). Por isso, não sei se esta ideia funcionaria ou não...
O que acham?

Estão-se-me a esgotar as ideias, e não queria restaurar o sistema para as
definições de fábrica (que é o mesmo que dizer: Formatar) sem salvaguardar a
informação que não me posso dar ao luxo de perder, mas para isso, vou dar de
caras com o meu problema (o mais certo é acontecer numa altura qualquer,
enquanto copio os ficheiros).

Será que me conseguem ajudar? É URGENTE!!!
Peço desculpa pelo "testamento".

NOTA: enquanto escrevia esta mensagem, a "coisa" tornou a acontecer, pelo
que tive que a reescrever de novo... Estão a ver o meu drama!?!

jean

Re: Instabilidade
tente desabilitar à maior parte das funções do vista, vá em agendador de
tarefas, e desabilite algumas funções que não utilize, e assim por
diante...espero ajudar.jean.
"Rolando" <odnalor666@gmail.com> escreveu na mensagem
> [...]
> Virus Database (VPS): 090619-0, 19/06/2009
> Tested on: 23/06/2009 18:11:17
> avast! - copyright (c) 1988-2009 ALWIL Software.

jean

Rolando

Re: Instabilidade
Olá jean.
Obrigado pela a ajuda.
Curiosamente, o PC tem funcionado em condições desde que escrevi a mensagem.
Não faço ideia o que se passou, muito menos o que resolveu, mas ao que
parece... está resolvido. Desde ontem que se tem comportado "normalmente" e
consegui copiar os dados importantes para um disco externo sem problema
nenhum.
Costumo comparar os computadores às mulheres... Difíceis de perceber (sem
ofensa para as mulheres )
Vou ver como é que se comporta nos próximos dias...
E mais uma vez obrigado pela ajuda. ))

"jean" <jddlxoi@oi.com.br> escreveu na mensagem
> tente desabilitar à maior parte das funções do vista, vá em agendador de
> tarefas, e desabilite algumas funções que não utilize, e assim por
> [...]

Rolando

Re: Instabilidade
Acho que já percebi o que "arranjou" o meu PC.
Depois de "postar" esta mensagem, fiz um restauro do sistema no computador
que me deu um erro, dizendo que tinha falhado.
Quando reiniciei o computador apareceu uma mensagem a dizer que o restauro
do sistema tinha sido bem sucedido, coisa que ignorei na altura, uma vez que
antes tinha recebido a mensagem de erro. No entanto, a imagem que tenho
agora de fundo é a que tinha há uns dias atrás (quando o pc começou a ficar
estranho), logo, é sinal que afinal o restauro sempre foi bem sucedido, e
com isso resolveu o meu problema (que continuo sem perceber bem qual era).
Fica aqui a informação para quem possa ser útil.

> [...]
>
> NOTA: enquanto escrevia esta mensagem, a "coisa" tornou a acontecer, pelo
> que tive que a reescrever de novo... Estão a ver o meu drama!?!

Paulo Sérgio Vansen de Sousa

Re: Instabilidade
Olá ! Rolando !

Lembre-se sempre de, antes de fazer qualquer atualização ou instalação de
programas, fazer manualmente um ponto de restauração. Abra o Painel de
Controle, em Sistema e Manutenção, em Centro de Backup e Restauração, e na
esquerda escolha Criar um ponto de restauração... demora um pouco, mas
compensa ter segurança.

Paulo Sérgio