Linha de comandos

Joca779

Linha de comandos
Vista home premium

quando abro a janela linha de comandos e usando o comando edit fica em
ingles e sem o tclado em portugues

Sera possivel configurar isto para portugues visto o SO ser em portugues?

Jorge Moura [MVP]

Re: Linha de comandos
Boas,

O comando Edit é 16 bit's, isto é, o Windows Vista para o poder executar vai
abrir uma shell de 16 bits e vai executar o utilitário Edit lá dentro. O
problema é que o teu computador é tão rápido que não reparas que a linha de
comando de Windows está a abrir uma nova shell de 16 bits....
Experimenta fazer o seguinte:
- Abrir linha de comando do Windows
- Executar "command.com"
- (estás agora numa shell de 16-bits...) executa "edit.com"
- escreve no EDIT por exemplo "começar"... como vês ainda não te resolvi o
problema... apenas te mostrei a shell de 16 bits.
- sai do edit
- executa "mode con codepage prepare=((860)c:\windows\system32\ega.cpi)"
- executa "chcp 860"
- executa "mode con codepage select=860"
- executa "kb16 po,860,C:\Windows\System32\keyboard.sys"
- abre novamente o edit e escreve "começar"... problema resolvido!

Como a linha de comando da shell 16-bits só existe em inglês vai ter alguma
dificuldade em escrever os comando acima indicados por isso aqui ficam
algumas dicas:
o símbolo = está em «
o símbolo ( está em )
o símbolo ) está em =
o símbolo : está em shift+ç
o símbolo \ está em <

Quando à questão do Inglês, parece que agora já te parece mais lógico se te
disser que nessa altura o sistema operativo DOS existia únicamente em
inglês....

Pergunta:
Porque é que estás a usar o edit? O notepad não te server?
--

Jorge Moura
http://360.yahoo.com/jorge_moura

"Joca779" <joca779@hotmail.com> wrote in message
> [...]
> ingles e sem o tclado em portugues
>
> Sera possivel configurar isto para portugues visto o SO ser em portugues?

Boas noites primeiro de tudo um grande obrigado.
Ficou impcavel

estou a usar o edit para criar ficheiros em dos pois o systema é muito
antigo e usa o dos 6.2 se nao estou em erro, quando os ficheiros ja estao
criados uso sim o notepad.

"Jorge Moura [MVP]" <jorge_moura@pt> escreveu na mensagem
> [...]
> inglês....
>

> Pergunta:
> Porque é que estás a usar o edit? O notepad não te server?

Joca779

Re: Linha de comandos
Ja agora cada vez que usar a linha de comandos vou ter que executar isto
certo?

> [...]
> inglês....
>

> Pergunta:
> Porque é que estás a usar o edit? O notepad não te server?

Jorge Moura [MVP]

Re: Linha de comandos
Boas,

Sim... infelizmente não tens alternativa.

--

> Ja agora cada vez que usar a linha de comandos vou ter que executar isto
> certo?
>

> "Jorge Moura [MVP]" <jorge_moura@pt> escreveu na mensagem

rocio

Re: Linha de comandos

Meu WLM envia e recebe mensagens normalmente, no entanto tenho 36 mensagens
na caixa de entrada que não consigo apagar nem marcar como lida. Alguem pode
me ajudar?
obrigado
ermindo