Desabafo!

Jorge Silva

Desabafo!
Quando é a que Microsoft se lembra que o Português é a quinta língua mais
falada do mundo?!?

Será que também a Microsoft está a fazer, a exemplo do Governo dos EUA,
contenção de despesas e considera que o Português é um deperdício de
dinheiro?!?

É inadmísvel que exista uma aplicação como o Microsoft Office 2007 com
dicionário em Português mas não exista um dicionário em Português para o
Windows Mail ou para o Windows Live Mail!!!

Começo a achar que não vale a pena esperar, quando a "concorrência" tem um
suporte melhor neste mesmo aspecto! Vejam o caso do Thunderbird! Está
fantástico e tem dicionário em Português de PORTUGAL!

--

Atentamente,

Jorge Silva

Jorge Silva

Re: Desabafo!
Reparem nos erros de digitação na mensagem anterior e nesta mensagem... e
nada no programa me indicava que havia erros!

Depois de estarmos habituados a ter um corrector ortográfico é (óbvio)
difícil trabalhar sem ele!

--

Atentamente,

Jorge Silva

Jorge Moura [MVP]

Re: Desabafo!
Boas Jorge Silva,

Partilho do teu descontentamento quanto ao não suporte da lingua portuguesa
no cliente de correio Windows Mail. Alías já tive oportunidade de mencionar
este descontentamento junto da Microsoft.
Penso que a origem desta questão está no facto do dicionário português não
ter sido desenvolvido pela Microsoft... como tal este corrector tem um custo
que no caso da inclusão do mesmo ao nível do sistema operativo o iria
encarecer, daí a existência apenas no Office.
Segundo uma edição do Atlas que tenho, o português é a oitava lingua mais
falada no mundo, no entanto na wikipedia
(http://en.wikipedia.org/wiki/List_of...ative_speakers)
estamos em sexto lugar.... convem não esquecer que ocupamos este lugar por
causa do Brasil... e ambos sabemos que português do Brasil não é a mesma
coisa do Português de Portugal, ou seja, os custos de desenvolvimento de um
verificador/corrector ortográfico para Português de Portugal seriam bem mais
elevados e com um público alvo bem mais reduzido.

--

Jorge Moura
http://360.yahoo.com/jorge_moura

"Jorge Silva" <jorge.silva@contabite.pt> escreveu na mensagem
> [...]
> suporte melhor neste mesmo aspecto! Vejam o caso do Thunderbird! Está
> fantástico e tem dicionário em Português de PORTUGAL!

Paulo H. G. Jorge

Re: Desabafo!
Duas coisinhas:

1- A diferença existente entre os "portugueses" do Brasil e Portugal não
deveria ser problema, já que a Microsoft se preocupa, também, com os
"ingleses" americano e bretão.

2- A real causa é que a Microsoft comercializa um software chamado Proofing
Tools (faz parte da família do Office, mas é vendido separadamente), por
isso ela tão somente instala os dicionários referentes ao idioma do software
em questão (no caso do ingles, há ainda o frances e o espanhol por que essas
línguas são também faladas, nos EUA e Canadá), se vocês têm o MS-Office em
português (qualquer versão que inclua o Word), deveriam ter o dicionário
também, porém, se o tiverem em outros idiomas, será necessária a aquisição
do Proofing Tools (cerca de US$ 100,00 - não há versão de actualização).

[]'s

Paulo