Memoria

Quim

Memoria
Olá.
Tenho um computador com 4 megas de memória com windows vista ultimate
instalado, Acontece que em todos os testes que faço da-me sempre 3006 megas
de memoria tanto no windows 32 ou 64. AS memorias não estao avariadas.
Alguem me pode dizer porque será?

Obrigado.
Joaquim

Nuno A.S.Graça

Re: Memoria
Olá

Dá uma vista de olhos neste forúm

http://www.codinghorror.com/blog/archives/000811.html

--
Um Abraço
Nuno A.S.Graça

"Quim" <quim@net> wrote in message
> [...]
> instalado, Acontece que em todos os testes que faço da-me sempre 3006
> megas de memoria tanto no windows 32 ou 64. AS memorias não estao

Jorge Moura [MVP]

Re: Memoria
Boas Joaquim,

As versões 32 bit do Windows só conseguem endereçar até 4GB. Em bom rigor
esta limitação não é uma particularidade do Windows ou da Microsoft mas sim
dos 32 bits.
O Windows (e outros sistemas operativos) 32 bit arranjaram forma de
contornar esta limitação dos 4GB, isto é, arranjaram uma forma de permitir
que o sistema operativo consiga ver e trabalhar com mais do 4 GB. No entanto
esta verdade nem sempre resulta pois está dependente de dois factores
externos ao sistema operativo que são a BIOS e a motherboard. A BIOS tem de
conseguir detectar a quantidade correcta de memória, caso não consigas ver
os 4GB jamais os verás no sistema operativo. A motherboard reserva sempre um
espaço de memória para os seus componentes e aqui não existe um fio condutor
entre os fabricantes de motherboard de como gerir esta situação, pois uns
reservam apenas o que pensam no máximo poder usar e outros reservam todo o
espaço livre no mais alto endereço de memória que consigam gerir (os 4GB).
Deste fenómeno dos fabricantes das motherboards resulta o efeito de nalguns
sistemas com 4GB os Windows conseguirem "ver" 3GB, outros 3,25 GB e ainda
3,5GB. Quanto a este último ponto não existe nada a fazer excepto esperar
que o fabricante da motherboard optimize o código e que se lembre que
existem utilizadores que comprar 4GB de RAM e que continuam a preferir
sistemas operativos 32 bit.
Para resolver de forma definitiva o problema da RAM visível no Windows,
sugiro que instales a versão 64 bit do Windows. Esta versão é exactamente
igual à dos 32 bits mas sem esta questão do limite dos 4GB (o limite passa a
ser 128 GB). Antes de optares pela versão 64 bit convém saber se existem
drivers para todo o hardware da tua máquina e se não existe nenhuma
incompatibilidade do software que estás a usar com a versão 64 bit do
sistema operativo. Em princípio não deve existir problemas de
incompatibilidade no entanto o ideal seria encontrares as mesmas aplicações
que hoje usas compiladas em 64 bit (para tirar mais proveito).

Sobre este assunto existe muita coisa que se possa dizer, mas espero que
este mini resumo rápido seja o suficiente para esclarecer a questão
colocada. No entanto caso tenhas mais alguma dúvida sobre este assunto já
sabes: coloca aqui um post!

--

Jorge Moura
http://360.yahoo.com/jorge_moura